Artigos
Home >> Artigos

O que o Entrevistador quer Saber?
A entrevista faz parte do processo de seleção de todas as empresas, sendo a etapa mais importante e decisiva na hora de conquistar um emprego. Ambos os entrevistadores e candidatos devem estar preparados para este momento mágico, com os objetivos da entrevista em mente. Durante a entrevista o candidato tem a oportunidade de falar de si mesmo, realçar seus pontos fortes, de mostrar para o entrevistador quais são suas qualidades e por quais motivos deveria ser realizada a escolha dele e conseqüentemente a contratação. O que tenho a dizer é que tranqüilidade e preparação para a entrevista irão ajudar e muito o candidato. Estarei esclarecendo algumas dúvidas e dando algumas dicas que se aplicadas farão a diferença.

Podemos conceituar a entrevista como sendo uma conversa entre duas pessoas, onde cada uma quer saber informações da outra parte, empresa quer conhecer o perfil do candidato, se este é compatível com a vaga em aberto e o candidato saber tudo sobre a empresa, cargo, horário de trabalho, salário, benefícios, promoções, etc. O interessante é não ir com muita sede ao pote, mesmo que o entrevistador dê oportunidade ao candidato de questionar sobre estes aspectos, não fica bem tentar fechar salário mesmo antes de saber se é o escolhido para a vaga em aberto.
O planejamento anterior a entrevista é fundamental, tente saber se o cargo que você esta concorrendo é de liderança, estratégico ou técnico, se familiarize com o negocio da empresa, busque informações na internet, com amigos e conhecidos sobre a empresa, produtos, serviços, etc.

 O entrevistador quer saber: quem você é, o que você já fez, o que o último empregador acha de você, que resultados conseguiu nos últimos empregos, o que você pode fazer para a empresa dele. O ideal é preparar o currículo anteriormente, mesmo que você já tenha encaminhado o currículo para a empresa, leve uma cópia de segurança para a entrevista e dê ao entrevistador caso ele solicite. A preparação deve começar pelo estudo do currículo, busque na memória, todas as conquistas profissionais, os resultados alcançados, ganhos conquistas, desafios, crescimentos, etc. Quando te perguntar o motivo da saída do emprego anterior, mesmo que tenha motivos para falar mal do empregador e das antigas chefias, fica deselegante, reserve os comentários e opiniões para você mesmo.

Tende demonstrar segurança, transparência e confiança, tome cuidado em deixar transparecer muito nervosismo, nervosos todos ficamos, o importante é demonstrar equilíbrio emocional. Se preocupe em decidir no dia anterior a entrevista quanto às roupas, sapatos, cabelo, unha, dê uma caprichada no visual, vá sempre com o traje próximo ao cargo em questão, por exemplo, executivos, trajes mais clássicos, se é uma vaga operacional fica estranho comparecer a entrevista de terno e gravata.

Dica para os homens, manter cabelos curtos, barba feita, unhas cortadas, veja se estão limpas mesmo que use pircings, é aconselhável não usar no dia da entrevista. Mulheres dê preferência a um tailler elegante discreto, preferencialmente calças compridas, use maquiagem suave, cabelo curtos ou com bons cortes. 

Outra dica muito importante é a vigilância quanto ao horário, chegue ao local da entrevista com o mínimo de 15 minutos de antecedência. Antes de sair de casa verifique se está levando os documentos, principalmente a carteira de trabalho e o currículo, alguns entrevistadores gostam de verificar as experiências profissionais na carteira de trabalho.

Quando o entrevistador receber você cumprimente-o com um aperto de mão firme, mas cuidado com a força, não aperte demais a mão do entrevistador. Ao chegar à sala onde será realizada a entrevista, espere o entrevistador mostrar a você onde deverá se sentar, assim não cometerá o erro de sentar no local de preferência dele. Outro cuidado importante é com relação ao celular, sempre o desligue ou deixe no silencioso e nunca atenda a uma ligação durante a entrevista.

Tente de colocar sempre no lugar do entrevistador, se você fosse ele o que gostaria de ouvir do candidato. Mantenha sempre um tom natural, seja você mesmo. Pense antes de falar, não seja extenso, cuidado para não falar muito rápido, diga o necessário para que o entrevistador entenda o que quer dizer sobre você mesmo, experiências e conhecimentos.

Depois de concluída a entrevista, é elegante esperar que o entrevistador entre em contato dando o parecer, se você foi ou não selecionado. Não fique ligando, pois muitas empresas o processo de seleção é burocrático e demorado, envolve muitos gerentes, e às vezes até mesmo diretores. Tenha paciência e aguarde tranqüilo e confiante. Siga as instruções acima e boa sorte nas entrevistas.

Josiany Soares Quadros
Psicóloga e sócia-diretora da Atos Recursos Humanos
josiany.quadros@atosrh.com.br

  • Boletim Atos RH
    cadastre o seu e-mail